A química na destilação de bebidas
A química na destilação de bebidas
Para entender sobre o processo de obtenção de bebidas é preciso ter um mínimo conhecimento químico. Alguns processos utilizados nas Indústrias de bebidas se assemelham àqueles usados em laboratórios de análise química.
Destilação é o processo no qual duas substâncias são separadas através do aquecimento.
Um exemplo de destilação que remonta à antiguidade é a destilação de bebidas alcoólicas. A bebida é feita pela condensação dos vapores de álcool que escapam mediante o aquecimento de um mosto fermentado. Como o ponto de ebulição do álcool é menor que o da água presente no mosto, o álcool evapora, dando-se assim a separação da água e o álcool. Um exemplo disto também é a aguardente, com compostos de cana de açúcar, possibilitando a separação devido aos diferentes pontos de ebulição. Outros exemplos são o whisky, o conhaque etc... O vapor que escapa da mistura aquecida é capturado por uma serpentina refrigerada que o devolve ao estado líquido.
O uso da destilação como método de separação disseminou-se pela indústria química moderna. Pode-se encontrá-la em quase todos os processos químicos industriais em fase líquida em que seja necessária uma purificação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário